koe no Katachi - Uma voz silenciosa

Olá! Vocês pensaram que eu não iria mais aparecer após a ultima postagem, não é verdade? Já passa das dezenove horas, da noite de Sábado. Eu acabo de assistir um filme que mexeu bastante comigo, e me deu muita vontade de vir até aqui falar um pouco sobre ele para vocês. Como vocês puderam ver no titulo, o nome do filme é "koe no katachi". Primeiramente pessoal, eu quero avisar que não é um filme leve, mas posso dizer que assisti-lo foi uma experiencia incrível. É um drama, que se passa em um ambiente escolar... com um pouquinho de romance.

Podemos começar com Shouko Nishimiya, uma menina que sofre de uma deficiência auditiva, tímida, mas esforçada. Para se comunicar com seus colegas que não conhecem a linguá dos sinais, ela usa um caderno que leva consigo o tempo todo. É aquele tipo de personagem, que faz você querer atravessar a tela do computador, e ir correndo dar um abraço...


Mas, as coisas começam a ficar complicadas quando ela passa a frequentar uma nova escola. Então nos conhecemos Ishida Shouya , um garoto aparentemente normal, fazendo coisas que garotos de sua idade geralmente fazem, mas logo percebemos que não é bem assim. Enquanto o resto da classe parece receber bem a nova colega, ele começa a errar feio com a Nishimiya. O que começou com uma simples brincadeira, se transforma em uma das piores coisas que podem acontecer em um ambiente escolar... bullying.


De uma maneira mais simples, Shouko Nishimiya, é uma garota gentil que começa a ser perturbada por seus colegas de classe por ser diferente, até ser transferida por causa disso.  Ishida Shouya, o garoto que a perturbou durante esse tempo, como consequência de seus atos, foi excluído e ignorado pelo resto de seus colegas, sentiu na pele, tudo o que fez com Nishimiya. É aquele ditado: "_Você colhe o que planta. Recebe o que merece". 
Assista ao filme... veja como passou a ser o vida de Ishida Shouya, agora estando no colegial. E como ele lida com os acontecimentos e pessoas de seu passado. 

Assuntos sérios são abordados, algumas cenas poderão deixa-los extremamente incomodados. Mas não deixa de ser um dos melhores filmes que eu já assisti. Provando que as pessoas podem sim mudar bastante, e para melhor. Um pontinho de luz... pode ser mais do que necessário, para mudar a vida de qualquer ser humano, não importa se é uma criança ou se já tem idade avançada, nunca é cedo ou tarde de mais para mudar e seguir em frente. Trailer do filme abaixo:



A animação foi feita pelo estúdio "Kyoto Animation", que também foi responsável por: Clannad, Chuunibyou demo Koi ga Shitai!, Hyouka, K-On!, Free!, Kyoukai no Kanata e muitas outras animações excelentes.  Trilha sonora sempre no momento certo, na medida certa. Um filme muito bem feito, com certeza :) Eu coloquei só imagem da primeira parte do filme, para não dar spoiler do que vai acontecer nos outros 2/3 dele.

Uma história emocionante, chorei mesmo em várias cenas.
Assista e se emocione também.

Um abraço...



Comentários

  1. YOOOO DIEGO O/

    Primeiro: QUE LAY LINDÃO É ESSE!? Adorei o cabeçalho animado <3 (aliás, como diabos você conseguiu fazer isso '-') P.s: eu dei um grito ao ver uma páginas de um dos capítulos mais recentes de Akatsuki no Yona... DO MEU HAK LINDÃO DIVANDO COMO SEMPRE <3

    Enfim, mas focando no filme.... NOSSA O QUE FOI ESSE FILME!? Eu chorei muito vendo ele, confesso que é um drama bem tenso e mais pesado (o que ironicamente é bem oposto a arte do filme, que é super leve e alegrinha). No começo eu fiquei meio preocupada de como levariam a questão da deficiência da protagonista, se usariam apenas como um simples gatilho para gerar drama e colocar ela como vítima. Mas, fiquei feliz ao ver que depois a surdez deixou de ser apenas uma deficiência para se tornar algo mais característico dela, e que até mesmo ela tinha os seus erros e buscou concertá-los.

    O que mais me agradou no filme foi como eles mostraram o quão grave pode ser a questão do bullying , que não é apenas uma brincadeira e que não é apenas a vítima que sofre. Mesmo sendo mó tenso, foi muito interessante ver como todos foram afetados pelo que aconteceu com a Shouko, principalmente o Ishida que passou a ser vítima e depois tentou até mesmo suicídio, aliás eu levei um susto quando vi a cena dele pensando em pular da ponte e depois da conversa dele com a mãe, porque geralmente a gente pensa que o agressor fica impune, mas na verdade mesmo que ele não "pague oficialmente" pelo o que fez, o psicológico afetado e a "vida" num geral dão conta de tudo, então foi muito bom ver o Ishida tendo que lidar com as consequências de seus atos.

    Acho que apenas uma personagem me deixou meio putassa, que foi aquela garota de trança que pagava uma de santa.... Ô QUE ESSA QUANDO NASCEU PRA SER FALSA PASSOU UMAS TRINTA VEZES NA FILA! PQP ela conseguia ser pior que a Ueno, porque mesmo a Ueno sendo fdp, pelo menos ela era sincera e falava na cara as coisas que ela sentia. Mas, essa garota de tranças, ela fazia tudo pelas costas e depois chorava pagando uma de vítima, ao meu ver ela era a pior de todas, e até precisaria um desenvolvimento mais aprofundado para se livrar desse lado podre dela (mas como é um filme e não temos tempo para isso, a gente perdoa).

    NOSSA E AQUELA CENA FINAL DO ISHIDA CHORANDO NO FESTIVAL ESCOLAR!? AQUILO FOI PARA ACABAR COMIGO! (confesso que eu gostaria de oficializações de love naquele final, mas o Ishida chorando e toda aquela vibe "Nossa a vida pode ser boa, as pessoas podem se esforçar para se tornarem melhores" foi muito bom também)..... E COMO NÃO FALAR DA CENA DA SHOUKO TENTANDO PULAR DA SACADA!? NOSSA, QUANDO O ISHIDA CHEGA E LEVA AQUELE CHOQUE E GRITA "SHOUKO" EU FIQUEI SEM RESPIRAR, EU LEVEI O MESMO CHOQUE QUE ELE..... Nooossa!

    Enfim, foi um ótimo filme, aliás, já viu Kimi no na Wa!? Também é muito bom o filme e mó fofis <3

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yoo! Ficou bom mesmo, demorei mais para ajustar a parte mobile. Se depender de mim, esse layout vai ficar aqui no blog por bastante tempo kkk. É uma animação usando o atributo "animation"... aprendi recentemente em uma apostila, depois só procurei mais sobre na internet e acabei dominando o/ SIM, deu um trabalho danado para fazer essa imagem (AkanoYona não poderia faltar). Usei vários mangás diferentes, mudei 8 vezes, mas no final esse foi o que mais me agradou.

      Eu também gostei muito da protagonista, aos poucos ela vai recuperando o gosto pela vida. E é como vimos no inicio e no final do filme... um ponto de luz... pode ser mais do que suficiente para mudar completamente a vida de qualquer pessoa. Acha-lo é que é um problema hehe.

      Sim, eu fiquei assustando com o quanto crianças daquela idade, já podem ser tão cruéis uns com os outros =.='' foi tenso. O shouya começou tudo isso? Sim. Mas o que fizeram com ele depois que tudo tinha acontecido... eu sinceramente também fiquei triste por ele. Mesmo ele tendo aprendido a lição, aquilo continuou e continuou. Ele se tornou uma pessoa extremamente insegura e isolada, fiquei com muita pena. É o que eu falei no post... "Você colhe o que planta. Recebe o que merece".

      SIM!!!!!!!!!!!!! Eu fiquei com um ódio da Miki, não havia a minima necessidade para aquele desespero todo. Não podiam tocar no assunto que a garota perdia a calma e começava a se fazer de vitima para quem quer que estivesse em volta, fazendo um verdadeiro escândalo. Acho que no mangá essa personagem recebeu mais atenção, porque concordo com você, ela é a pior do grupo -.-'''''''

      Nossa... eu chorei de verdade quando eu vi o Shouya chorando daquela maneira T^T e chorei bastante também, vendo a Nishimiya chorando aos pés da mãe do shouya TT-TT Esse filme é para acabar com qualquer um. Conseguiram transmitir toda a emoção de cada cena, foi perfeito.

      Pois é, esse eu ainda não vi. Mas com certeza vou assistir!
      Abraço/

      Excluir
  2. Konnichiwa! Tudo bem? Eu fiz um post desse filme à uma semana ou duas, mas eu fui bem mais geral, enquanto que tu deste mais pormenores dos personagens, gostei muito do post!
    Esse filme quando vi lembrei-me da situação do meu maninho que é autista e às vezes os colegas dele mais novos batem-no, sendo ele tão meiguinho. Eu gostei do filme por causa que o Shouya sentiu na pele o que a Nishimiya sentiu quando ela sofreu bulling, isso fez mudar totalmente a personalidade dele na minha opinião.
    Sayonara! Visite: https://ice-cream-da-leno.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme foi muito bom, eu tentei dar a menor quantidade de spoiler possível. Então eu só falei dos personagens enquanto crianças. 1/3 do filme. Eu fiquei impressionado com o quanto crianças naquela idade podem ser malvadas :( Eu senti pena dele, sério mesmo. Mas foram as consequências de seus atos.
      Abraço.

      Excluir
  3. Oiee Diego!
    Quanto tempo!!!
    Ohh esse filme foi maravilhoso, chorei horrores assistindo ele. No começo peguei raiva com todos eles, mas pensando em outro ponto de vista, cada um tinha seus motivos por ter ficado contra o principal. Mesmo assim, não deve causar esses tipos de bullyng. No começo a história é bem desesperadora, mas depois a vida dele começa andar de uma forma tão gostosa, achei criadora da história bem genial. o/

    Kiss!

    ResponderExcluir

Postar um comentário