Mangaká - Materiais

Yô mina.. Hoje vim trazer um posts com dicas dos materiais que você pode utilizar para produzir seu primeiro manga, tudo muito bem explicado, para seu melhor entendimento... Qualquer duvida pode deixar o comentário que eu respondo o mais rápido possível.

Entre os mais baratos, mas que apresentam um bom desempenho,está o papel sulfite de 75 gramas, vendido em pacotes. contudo, é necessário um certo cuidado ao utilizá-lo, ele amassa com muita facilidade pessoal!

O papel mais adequado ao desenho do mangá é o Westerprint de 180 gramas, vendido em blocos nos tamanhos A3(29,7 cm x 42 cm) ou A4 (21 cm x 29,7 cm).

Existem também os papeis pré-gabaritados, ou seja, já impressos em azul com o formato em que se deve desenhar a pagina de mangá!

Entre os profissionais, existem aqueles que preferem desenhar com lápis e aqueles que preferem lapiseiras, eu mesmo só desenho com lapiseiras, uso lápis para o sombrear.

Caso você opte pelo lápis, lebre-se  de mantê-lo sempre bem apontado. É bastante comum utiliza-se de um grafite mais duro (H) para esboçar e de um mais macio (2B) para detalhar o desenho, eu uso muito o H3 para esboçar, e 2B para detalhar, vai de pessoa para pessoa isso.


A lapiseira mais popular é a que utiliza grafites com espessura de 0,5 mm. Porém, as de grafites com espessura de 0,3 mm são muito úteis para completar pequenos detalhes.

Os "Bicos-de-pena" ou simplesmente "penas", são pontas metálicas utilizadas para fazer o contorno do desenho a nanquim. Elas são vendidas soltas e é necessários adquirir um corpo onde encaixá-las.

Existem 3 tipos de penas: as duras que produzem traços uniformes; as médias, com as quais se pode alcançar traços finos e semigrossos, e as macias, que permitem desenhar traços finos e grossos.

Como podem ver na imagem do titulo o numero de código são encontrados no dorso da pena. São excelentes também para a execução de efeitos de hachurado. Alem dessas pontas avulsas, existem as penas "mosquitinho", que são mais baratas e já vêm presas a uma haste plastica.

Como, no entanto, o corpo da "mosquitinho" é incômodo para manusear, muitos artistas criam um novo corpo para ela, do modo que passamos a descrever.
  • Retire a carga de uma caneta esferográfica e solte a ponta metálica da pena "mosquitinho" de suas haste;
  • Coloque a ponta metálica onde estava a ponta da caneta;
  • derreta um pouco a ponta do corpo da caneta com um isqueiro, de modo que ela fixe a pena.

Pronto você terá um novo corpo para a "mosquitinho, facilzinho não é?!

As canetas técnicas descaráveis possuem pontas de feltro e, apesar de ter uma vida finita, nunca entopem. Já as canetas recarregáveis usam tinta nanquim e possuem uma maior precisão apesar de exigirem uma manutenção mais cuidadosa.

Ambos os modelos de caneta técnica produzem linhas uniformes e por isso mesmo possuem diversas gravações (005,01,02,03,04,05,06 etc).

O procedimento para colocar tinta em uma caneta recarregável e o seguinte:
  • Utilizando o bico do tubo de nanquim, ou um canta-gotas, encha o reservatório da caneta.
  • Desparafuse um pouco a ponta da caneta para não criar pressão...
  • ...e só então encaixe o reservatório.
  • lembre-se, no entanto, de aparafusar novamente a ponta antes de virar a caneta.

Para preencher grandes áreas de preto, pode-se utilizar um marcador grosso da marca Faber Castell. Não confunda os marcadores com canetas tipo "Futura", pois estas não possuem tinta indelével (á prova d'água) 

O pincel é um instrumento que pode ser usado não só para preencher de preto as áreas de sombra como também para contornar os desenhos.

Entre os nacionais utilize apenas pinceis da marca Tigre, da série 308, pois os outros não formam uma boa ponta afilada. A marca a serie e o numero do pincel são encontrados no corpo.

É aconselhável que se possua pelo menos os seguintes pinceis:

  • Pincéis para contornos e retoques delicados = Utilize o Nº 0 é o Nº 2; 
  • Pinceis para preencher áreas de preto = Use o Nº 5.


Mantenha separados os pincéis para nanquim dos pincéis para retoque com tinta branca.

Réguas e esquadros são instrumentos de desenho técnico. Bem conhecidos e imprescindíveis par a execução, requadros e etc. Imagem.

Menos Populares, mas muito uteis são os gabaritos de círculos e ovais que auxiliam no traçado de balões e formas segura e precisa. Imagem.

Ás curvas francesas são réguas para desenhar as mais variadas formas arredondadas e se apresentam em diversos tamanhos. Imagem.

Para o desenho de círculos maiores um compasso com adaptador para canetas é fundamenta, compasso da marca Maped com adaptador para canetas técnicas descartáveis.

Durante a execução do desenho e pós a arte final a nanquim, a borracha é um instrumento essencial. Mas cuidado com o tipo de borracha que irá escolher, quando eu vou desenhar e uma borracha mancha meu desenho, eu fico com uma raiva kkk!

Bom... Utilize uma borracha plástica branca que não manche o papel e limpe-a periodicamente em uma folha a parte. Eu uso a essa borracha plástica ilustrada no titulo, a Staedtler...

Um lápis borracha e ótimo, pode ser muito útil para apagar aquelas áreas bem complicadas, eu uso o da Faber Castell

Para corrigir os erros executados em nanquim, o guache branco ainda é a tinta mais usada. E excelente para fazer detalhes em branco também, como o brilho dos olhos. Podemos utilizar também os eficazes corretivos que encontramos em qualquer papelaria.

Assim como o guache, o corretivo deve ser aplicado com um pincel Nº 0 - Série 308, da marca Tigre.

Os corretivos podem ser á base de água ou a base de solvente (para correções mais difíceis) e não devem ser misturados.

Já a caneta corretora permite acertar pequenas imperfeições a ser utilizada em conjunto com a régua, bem como na executada de alguns efeitos.

Bom pessoal, esse aqui coloquei mais pra quem gosta de fan-arts, Claro que muitos colorem as paginas de mangás então aqui vai algumas dicas bem legais..

Uma da melhores maneiras de se colorir é utilizar Marcadores, eu indico os marcadores Copic, são os melhores marcadores disponíveis no mercado, apesar de serem meio caros, compensa muito pela qualidade do produto.


Os marcadores Copic possuem longa durabilidade e são produtos de alta qualidade. Já existem há mais de 25 anos e são muito conhecidas entre ilustradores (principalmente aqueles que trabalham com Mangá).

Possuem uma grande variedade de cores (358) e modelos – e são recarregáveis.

As pontas (ponteiras) também podem ser trocadas quando necessário.

São à prova d´água e não tóxicas; possuem baixo odor e pH neutro.

Por serem feitas à base de álcool, secam rapidamente sobre o papel e podem ser utilizadas com sobreposição de camadas de tinta sem agredir ou danificá-lo.

Podem ser guardadas em pé ou deitadas.

O sistema de identificação de cores facilita a escolha das cores mesmo por quem não tem grande experiência em coloração.

Pode utilizar também o nosso velho amigo do peito (kkkk), o Lápis de cor. Os desenhos que eu colori ate agora foram com Lápis de cor Faber Castell, mais eu não estou muito satisfeito com a qualidade dos lápis, porque quando eu era menor eu gostava muito de desenhar já, e eu tinha vários lápis de cor da Faber, e eles tinham uma qualidade melhor que os de hoje.

Bom mais voltando aqui... Uma forma de colorir o desenho e deixar o tom das cores ainda mais bonitos e usar os lápis aquareláveis, eu selecionei uma excelente marca:

Derwent Watercolor:  É considerado um lápis aquarelável de nível profissional e é reconhecido por excelente qualidade. As cores são fortes e o “blending” (mistura e absorção entre as cores) é maravilhoso. São vendidos em kits de 12, 24, 36 e 72 cores. A Derwent  possui diferentes linhas de lápis aquareláveis, sendo elas: Derwent Watercolor pencils, Aquaton Woodless e  Derwent Inktense Pencils.

Bom pessoal para finalizar o post, eu vou mostrar um vídeo da Sophie, admiro muito o trabalho dela, sem contar que ela tem uma habilidade incrível... 

Nesse vídeo ela vai colorir o desenho utilizando marcadores, da uma olhada na técnica dela... Incrível! O desenho também e dela viu pessoal, só que esta pronto para economizar tempo do vide-o.



E nesse ela utiliza lápis aquarelável para colorir, o desenho ficou show...




Bom pessoal por agora e só, espero que gostem do post.
Quero saber se vocês desenham també viu.
Abraço.

Comentários

  1. Eu uso caneta bico-de-pena e me acho muito estranha por causa disso... E EU NUNCA CONSIGO PINTAR E FICO POSSESSA Ò.Ó
    Acho que nunca te falei isso, mas nunca consigo pintar, NUNCA! Eu sempre faço sombreamento ou pinto SOMENTE SÓ os olhos, por que olhos são épicamente épicos, e ignora meu comentário longamente longo XP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Krak Hari, já ta usando pensa...
      O bico de pena e complicado para pegar o jeito, você tem que treinar muito, mais depois compensa... Fora que e muito maneiro usar uma pena no corpo no bico kkkkkkkk!

      Colorir... Tem uns videos tutoriais bem manerios na internet, te ensinam passo a passo como colorir o desenho.

      Esses 2 que eu coloquei mostra como ela realiza a pintura do desenho, um com marcador (que ficou show) é o outro com lápis de cor aquarelável (que também ficou ótimo)...

      Ambos da Sophia e são muito bons!

      Excluir
  2. Amo desenhar mangá, acho que é por causa dos olhos e também porque não preciso demorar muito no nariz.

    Sou bem simples quando se trata de "ferramentas para desenho". Não costumo ter preferência de lápis, caneta ou lapiseiras, mas o que mais uso é o lápis 3B. Nunca gostei dos meus desenhos coloridos, pois nunca consigo alcançar uma textura legal para a pele ou cabelo, ai acabo deixando apenas com o sombreamento.

    Tenho ódio de borrachas, eu sempre perco ou a minha cachorrinha acaba destruindo elas. Além de nunca conseguir achar uma borracha digna.

    ~ Eu amo ver esses vídeos de pessoas desenhando, é quase sempre tudo muito divo. Geralmente eu até pego algumas técnicas ou dicas de materiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito... Me acalma, e muito prazeroso.

      Eu também sou simples com materiais, uso só um lápis 3H para esboço e um 2B para detalhes, fora a grafite com mina H e 2B.

      Também uma borracha plastica e "Bico-de-pena" tenho alguns sabe, acho melhor para finalizar do que as canetas nanquim.

      Colorir um desenho e bem complicado mais ate que aprendi uns truques para deixar a pintura bem bonita!

      Mas mesmo assim quero colorir com marcadores hehe!

      A Sophie arrasa, tanto no desenho quanto na pintura. adoro ver os videos dela...

      Abraços Eva...

      Excluir
  3. Sei desenhar o básico de mangá e outros estilos de desenho!! mais ainda não tenho os matériais...por isso q as vezes o desenho n sai exatamente como você quer ^^

    http://galaxykawaiii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom na maioria das vezes eu só uso lápis e borracha, e os desenhos ficam ate legais... Mais gosto bastante de finalizar com o nanquim.

      Mas que ter o material certo ajuda, ajuda sim!
      Facilita para o iniciante ate o intermediário a desenhar...

      Mais tudo depende da boa e velha pratica.

      Excluir
  4. Ah como eu amo desenhar XD
    Depois que vi Bakuman eu coloquei na cabeça que vou ser mangaká u3u
    Amei o teu blog :3
    ~seguindo~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a desenhar depois que eu vi Bakuman tmb kkk!
      E desde então só venho melhorando, porque quando eu era pequeno eu desenhava muito Dragon Ball só que parei...

      E como se passaram muitos anos acabei enferrujando um pouco , mais foi só eu começar a desenhar novamente para recuperar minha facilidade para desenhar!

      Vlw Leeh...

      Excluir
  5. Eu acho que sou a unica que usa lapis 4b pra fazer o esboço e.e Meus sombreados sao feitos com 6b e carvão kkmk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Nyu...
      4b fica meio chato para apagar se você errar não?
      Usa do HB para baixo!
      E Nyu para fazer o manga usa uma reguaaaaaa kkkkk...

      Excluir
  6. Já me arrisquei a tentar desenhar, tô longe da perfeição, mas enfim, é muuito kawaii ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, e só praticar é praticar mais, sempre que você não estiver fazendo nada, estiver de bobeira sabe...
      Pegue um pedaço de papel e vai rabiscar...
      Vc vai ver como vai aprender rapidinho!

      Excluir
  7. Yoooo
    Ameiiii esse post
    Eu adoro desenhar anime/mangá
    Nossa são tantas coisas utilizadas pelos profissionais e só uso um pepel lapiseira e borracha
    To precisando de novos lápis e canetas pois minhas bolsinha sumiu
    Nossa sera que tudo isso fica caro quanto sera que ???
    To pensando em comprar mais vende em qualquer papelaria nê??
    Me ajudou muito esse post
    Ate mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha os mais caros que eu citei ai, é a pena e os marcadores...
      Marcadores de 36 cores chega a custar R$800,00.

      Os marcadores você pode encontrar em papelaria, mas os bicos de pena eu só encontrei na internet!

      Mais pra desenhar não precisa disso tudo não... Só papel, lápis e borracha kkk...

      Excluir
  8. Me impressiona muito essas pessoas que desenham,parece que desenham com uma facilidade!Eu demoro 10 anos para desenhar e ainda não desenho bem,quando eu olho pro papel e tipo eu nem entenden kk, saudades menino palitinho kkkk.Mas agora é só treinar e treinar e ter paciência.Gostaria de qualquer dia ver um desenho seu ueheuheuh

    Bye!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do jeito que eles desenham, faz parecer tão fácil kkkkk.
      Olha eu tenho alguns desenhos, qualquer dia desses eu posto aqui no blog.
      Promessa em... hehe!

      Abraços.

      Excluir
  9. esse post vai me ajudar muito, ainda sou iniciante e não conheço bem os materiais necessários, sempre é bom comprar os materiais que podem ter boa útilidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um material de boa qualidade ajuda muito na qualidade do traço e da cor do desenho.

      Tem esse post aqui tmb que te mostra como criar um personagem:

      Crie seu personagem

      Depois que você ler, e fizer o personagem... Você mesmo vai achar que ele é real cara kkk.

      Abraço.

      Excluir
  10. Bom eu adorei o seu post, e eu queria saber se vale a pena comprar bico de pena g-pen e mosquitinho ou caneta nankin e q site confiavel eu posso comprar.Pois eu desenho ha 3 anos e eu melhorei bastante pq eu sou apaixonada por desenho desde de pequena.me ajude onegaishi-maaaaaasu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado...
      Olha eu uso mais a pena, mas deu um pouco de trabalho para pegar o jeito, mas muitas pessoas preferem a caneta por n precisar ficar molhando. Mas na minha opinião a pena da uma acabamento melhor. Tem os pinceis também, mas é muito complicado mesmo, eu raramente vejo alguém usando, mas o acabamento com o pincel fica incrível.
      Eu comprei minhas penas aqui:: A Casa do Artista
      Abraço.

      Excluir
  11. ja tenho todo material citado o problema mesmo é ter o talento kkk (por causa de um curso que faco) , fui tentar pintar com magic color perdi meu desenho T.T , eu tinha uma borracha staendler azul sem querer fui usa-la para apagar um detalhe no meu desenho ai ela borro toda de azul t.t , mas a plastica branca realmente é mt boa , boas dicas , quanto aos lapis da Faber realmente sinto que pioraram , quando era crianca lembro que a cor era mais ''viva'' e durabilidade da ponta era maior :' , hoje em dia qualquer caida que meu lapis de cor tem ja é obrigado a jogar fora pq na hora de apontar vc perde mais da metade do lapis e.e' kkk , enfim , adorei o post (nao nasci para lapis aquarelavel e.e' , fica td borrado , queria ter o talento da menina do video hehehe)

    ResponderExcluir
  12. Estou começando a desenhar agora alguma dica ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, a dica que eu te dou é... Não se preocupe muito com essa questão de material no incio, até porque, para desenhar você só precisa de uma papel, lápis e borracha. Treine muito anatomia, proporção e perspectiva, depois que você dominar seu próprio traço, ai sim será interessante investir em material para finalizações mais elaboradas como Nanquim, Aquarela, pincel, penas e tudo mais.
      Seja persistente, não via ser fácil no começo.
      Abraço.

      Excluir
  13. Obrigado pela dica ajudou muito:)

    ResponderExcluir
  14. Bem, eu uso várias canetas tecnicas e tenho 03 caixas de lapis de cor (48, 24 e 12) e tinta aquarela. Adoro o resultado que ela dá quando coloco cor nos desenhos. Quando termino ficando olhando durante bom tempo o resultado. Mas dá um trabalho....

    ResponderExcluir
  15. Esses videos são ótimos!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário